sexta-feira, 7 de julho de 2017

A maternidade

O mundo da maternidade divide-se entre quem faz cesarianas e quem faz partos normais, entre quem é seguido no público e no privado.
O mundo da maternidade divide-se entre quem dá de mamar e quem dá leite artificial, entre quem dá papas caseiras e quem dá papas industrializadas.
O mundo da maternidade divide-se entre quem usa toalhetes e quem usa compressas e água, entre quem usa as fraldas de marca e quem compra fraldas de marca branca.
O mundo da maternidade divide-se entre quem deixa os filhos na creche e quem os deixa com os avós, entre quem lava a roupa dos bebés em separado e quem junta a roupa de toda a família.
O mundo da maternidade divide-se entre quem faz co-sleeping, quem deixa o berço no quarto dos pais e quem põe o bebé no seu quarto logo mal nasce.

O mundo da maternidade é isso mesmo, um mundo. Vários estilos, várias dinâmicas, várias opções. Não existem mães e pais perfeitos, escolhas 100% consensuais ou verdades absolutas. O que funciona numa família não funciona noutra, o que funciona para um bebé pode não funcionar para outro. Aceitemos este mundo como ele é: tão diferente numas coisas e tão igual noutras.

Sem comentários:

Enviar um comentário