quinta-feira, 23 de março de 2017

Engordei 18 quilos, fui feliz, mas agora já chega, ok?

Tive uma gravidez boa. Tirando ali um pequeno susto às 33, quase 34 semanas, que me atirou para uma baixa por gravidez de risco, tudo correu muito bem.
Comecei logo a engordar, tinha uma fome desgraçada que me acompanhou todo o primeiro trimestre, e, como no último mês fiquei de baixa em casa, cheguei ao final da gravidez com mais 18 quilos, mas estava muito feliz.

E como é que se engorda assim 18 quilos? Bom, tirando os cuidados quando comia fora de casa, porque não era imune à toxoplasmose, não me privei de nada e claro, o peso final espelhou isso mesmo. Como já tenho uma tendência natural para engordar e ainda problemas de tiróide que voltaram com a gravidez, acabei por engordar mais do que o desejado, mas na altura, muito sinceramente, não me importei nada. Adorava a minha barriga e achava que seria muito fácil perder todos os quilinhos extra, ainda para mais começando a amamentar.

Ora acontece que esta parte não correu como planeado. A verdade é que saí da maternidade com menos 6 quilos, passado uns dias perdi mais 2, mas continuo com 10 para perder (isto passados 5 meses e meio). Claro que não tenho feito exercício físico, e não tenho tido cuidado com a minha alimentação. Se há dias em que é fácil comer bem e fico orgulhosa de mim mesma por não sucumbir a tentações, dias há em que me sinto insaciável e como tudo o que me aparece à frente, e que nem sempre é o mais saudável.

Assim, e para me motivar mais para esta etapa, resolvi voltar às consultas de nutrição. Já antes perdi 18 quilos, por isso pensei que seria mais fácil. Fui no final do mês de fevereiro a uma consulta e foi-me dado um novo plano alimentar.

Primeiro passo: abastecer a despensa de coisas saudáveis, respeitando o plano alimentar;
Segundo passo: cumprir horários (esta parte é uma das mais importantes);
Terceiro passo: beber água. Este para mim é o mais fácil. Sempre fui pessoa de beber muita água e agora que amamento ainda mais;
Quarto e último passo: comer direitinho, seguir o plano e fechar a boca para tudo o resto.

Passado exatamente um mês, fui à segunda consulta e o resultado? Zero, o resultado foi zero! Claro que não há milagres e já esperava que o resultado fosse esse ou até que tivesse engordado.
Não tenho horários, não tenho rotinas, não me consegui organizar para preparar refeições saudáveis, acabando quase sempre por comer qualquer coisa entre o dar de mamar, trocar uma fralda e colocar a bebé para dormir. A minha médica foi um amor e super motivadora. Disse-me que era perfeitamente normal, e que tinha a certeza de que quando voltasse a trabalhar iria ver mais resultados, já que seria obrigada a cumprir horários. Acredito que ela tenha razão e eu comprometi-me a começar a seguir a dieta em condições, sem desculpas.

Estou confiante e positiva por isso, vamos lá ver como corre. Espero daqui a um mês escrever um texto a dizer que já emagreci e que continuo motivada para continuar. Até lá, coragem, muita água, alimentação saudável e pensamento positivo!

2 comentários:

  1. O meu percurso foi mais ou menos idêntico, tirando a parte do peso final, acho que passei os 20kg.
    Passaram 9meses e ainda.faltam perder 10kg.. estou a trabalhar à cerca de 2meses e voltei a praticar desporto. Pela roupa perdi peso mas tenho um pavor de me pesar e estar ainda num número pouco apelativo.
    Prometo que daqui a umas semanas peso e digo como estão os números.
    Muita força 😘

    ResponderEliminar